Sobre o autor

SANTOS, Clélio
OTA.06
Doutor (2019) em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre (2002) e Licenciado (1998) em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco e Professor Adjunto da Universidade Estadual de Alagoas. Pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Vulnerabilidade Socioambiental (LEVSA) da UNEAL. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento do Espaço, Território e Região (GPDeTER) da UPE. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Sociedade e Natureza (NEXUS) da UFPE. Apresenta experiência no Ensino de Geografia e desenvolve pesquisas sob os seguintes temas: A Cidade e o Urbano, Meio Ambiente Urbano, Epistemologia da Geografia, Ensino de Geografia, Usos do Território Brasileiro e Relações Campo-Cidade e Rural-Urbano. (Informações coletadas do Lattes com última atualização em 22/07/2021)
Sobre o trabalho
Tipo
Artigo científico
REFERÊNCIA
SANTOS, C. C. Dinâmica sócio-espacial das cidades do campo: reflexões acerca do processo de urbanização da cidade de Petrolânida-PE. 2014. 12 p. Artigo científico – VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, 10 a 16 de agosto de 2014, Vitória-ES.
RESUMO
O Brasil chega ao século XXI com uma generalização do fenômeno da urbanização da sociedade e do território. No âmbito da globalização econômica, sob a égide da revolução tecnológica, ocorre no país uma aceleração da urbanização e do crescimento numérico e territorial das cidades. A urbanização se interioriza e desencadeia inumeráveis transformações nas áreas mais distantes do país.
NOTA: Primeiro parágrafo da introdução do artigo.
PALAVRAS-CHAVE
1. Cidades do campo 2. Urbanização 3. Dinâmica sócio-espacial