Nossas postagens
Por aqui você poderá tomar conhecimento de todas as novidades postadas em nosso Blog.
Blog do IGHP
A histórias nos trilhos
Em Petrolândia barras de ferro fincados nas esquinas, a fim de impedir que carros descontrolados invadam as calçadas, são comuns e passam despercebidos. Mas o olhar atento e sensível do historiador e pesquisador Felipe Vieira, de Piranhas (AL), a passeio pela cidade, conseguiu enxergar a verdadeira importância deles. “ São pedaços de trilhos de ferrovia!”,…
Leia maisBIB.13 – Itaparica: a dor de um povo gerando energia
Sobre a obra GÊNERO: Memória REFERÊNCIA : PORTELLA, Taciana. . Centro de Defesa dos Direitos Humanos do Submédio São Francisco, Petrolândia – PE, 1992. RESENHA: Apanhado resumido da situação dos trabalhores, suas lutas e as consequencias resultantes da construção da Barragem de Itaparica , quatro anos após o enchimento do lago artificial responsável pela inundação…
Leia mais
Itaparica, a grande batalha – Final
Por: Paula Rubens 06.12.1986 – Sexto dia da ocupação – Depois de anos de embate, as partes já se conheciam bem. Os trabalhadores conheciam o modus operandi da empresa e a pressa que tinha de cumprir os prazos de geração de energia definidos pelo governo. E usavam isso estrategicamente a seu favor. No entender dos…
Leia mais
Itaparica, a grande batalha – Parte 4
05.12.196 – Quinto dia de ocupação – Na reunião comandada pelo Diretor de Obras ,José Carlos Aleluia, o clima era de respeito. A conversa se deu, de ambas as partes, de forma dura, objetiva, sincera , mas sempre educada. Sem alterar o tom, mas com firmeza na voz, as lideranças sindicais reafirmaram a posição…
Leia mais
Itaparica, a grande batalha – parte 3
03.12. 1986 – Terceiro dia de ocupação – Nenhum sinal de negociação. Dos políticos representantes do município, a oferta ( não aceita) de ambulância depois de, na surdina, tentarem dissuadir correligionários a não participarem “daquela loucura.” Percebendo que a estratégia inicial não estava surtindo o efeito esperado, depois de várias assembleias realizadas , os trabalhadores…
Leia mais
Itaparica, a grande batalha – Parte 2
02.12.1986 – Segundo dia de ocupação – Barracas de lona haviam sido armadas no canteiro da grande obra que desde 1976 avançava, em descompasso com as providências relacionadas às questões sociais por ela provocadas. Cada município montou sua barraca. No interior de cada uma delas, reuniões, comunicados e muita conversa. Questões levantadas e discutidas coletivamente,…
Leia mais
Itaparica, a grande batalha – parte 1
Há 36 anos, no dia 01.12.1986, após dez anos de inúmeras reuniões, cansados de esperar a tomada de decisão sobre o destino que lhes caberia após o fechamento da barragem, homens e mulheres do campo deixam sua lida diária para forçar a CHESF a cumprir com seu dever, antes que água invadisse tudo e não…
Leia mais
Petrolândia 113 anos, parabéns sem memória?
Usininha – Pioneira do Estado Embora, excepcionalmente, também tenha iluminado as noites de novena do padroeiro de Petrolândia, numa época em que nenhuma cidade do Sertão Pernambucano tinha este privilégio, a usina , idealizada, em 1923, pelos engenheiros Francisco Brandão Cavalcanti e André Bezerra, com a potência de 400 HP, tinha como objetivo fornecer energia…
Leia mais
Os falsos amigos do proletariado
Do discurso proferido pelo Presidente Eurico Gaspar Dutra, em visita ao Núcleo Colonial de Petrolândia, em 14.06.1947, publicado no DIÁRIO DE NOTICIAS (RJ), de 22.06.47.
Leia mais
Velha Matriz de São Francisco de Assis de Petrolândia
O prédio A obra de construção da antiga Igreja Matriz de São Francisco de Assis teve sua pedra fundamental assentada, em 1884, como fruto da campanha missionária realizada pelos Frades Capuchinhos italianos na região, e contou com o apoio dos representantes locais da Estrada de Ferro, inaugurada um ano antes. Segundo os documentos da igreja,…
Leia mais
A hecatombe de Jatobá: versão inédita
É com satisfação imensa que publicamos novo relato sobre a tragédia de Jatobá com base em manuscrito original do Sr. Conrado Alves de Carvalho, sobrinho-neto de um dos protagonistas da trama, cedido ao IGH por seu filho Djalma Felix. Uma versão do caso sob a ótica daqueles que, em defesa da honra, decidiram matar e…
Leia mais
Quando o Príncipe Luiz Augusto Maria Eudes de Saxe-Coburgo-Gota foi recebido em Várzea Redonda
Último porto do Baixo São Francisco acessível aos barcos vindos de Minas Gerais, em qualquer época do ano, o povoado de Várzea Redonda, distrito de Jatobá de Tacaratu (antigo nome de Petrolândia), no séc IX, recebeu o esposo da princesa Leopoldina, e seu irmão, com todas as honras. Hoje, o povoado encontra-se submerso nas águas…
Leia mais
Igreja semi submersa de Petrolândia
A presença dela em meio ao lago do reservatório sinaliza um lugar que foi destruído e que às pessoas que ali habitavam foi imposta a necessidade de refazer todo um modus vivendi.
Leia mais
Nota de Esclarecimento
“Não há mal que não traga um bem”. A exemplo do evento que deflagou o processo de tombamento da Igreja semi submersa, o ulitmo evento pode servir de marco para uma nova atitude de cuidado. Afinal, “quem sabe faz a hora, não espera ocontecer”.
Leia mais
A César o que é de César
Uma cidade capaz de contar sua história começa pela nomeação de seus espaços públicos.
Leia mais
Festa do Padroeiro
Procissão, tradição centenária O ano era 1884 quando em missão por várias comunidades da diocese os freis capuchinhos , apoiados pela direção da Estrada de Ferro, celebraram a colocação da pedra fundamental na construção da primeira igreja de Jatobá de Tacaratu . Segundo os documentos da igreja, primeiro foram construídas a capela-mor, duas sacristias…
Leia mais
Nas ondas do rádio em Petrolândia
Breve histórico sobre a estreia de emissora de rádio em Petrolândia., ilustrado em foto gentilmente cedida por Osmar Salles de Oliveira.
Leia mais
Ginásio Municipal de Petrolândia
Relatos sobre o Ginásio Municipal de Petrolândia extraídos do livro “De Jatobá a Petrolânida – Três nomes, uma cidade, um povo” de Gilberto de Menezes.
Leia mais
Disputa entre índios e posseiros nas terras de Jatobá
A reparação de uma grande injustiça: artigo escrito por Hildebrando Gomes de Menezes, publicado no Jornal do Comercio de 14/03/1951.
Leia maisViolência e morte: a hecatombe de Jatobá
A chacina resultante dos conflitos políticos na Tacaratu de 1885, é um retrato da acirrada disputa eleitoral vivida em Pernambuco no final do século IX.
Leia maisCarregando…
Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.
