Blog

Nossas postagens

Por aqui você poderá tomar conhecimento de todas as novidades postadas em nosso Blog.


Blog do IGHP

Itaparica, a grande batalha – Final

06.12.1986 – Sexto dia da ocupação – Depois de anos de embate, as partes já se conheciam bem. Os trabalhadores conheciam o modus operandi da empresa e a pressa que tinha de cumprir os prazos de geração de energia definidos pelo governo. E usavam isso estrategicamente a seu favor. No entender dos atingidos, quem causou…

Leia mais

Itaparica, a grande batalha – Parte 4

05.12.196 –  Quinto dia de ocupação –  Na reunião comandada pelo Diretor de Obras ,José Carlos Aleluia, o clima era de respeito. A conversa se deu, de ambas as partes, de forma  dura, objetiva, sincera , mas sempre educada. Sem alterar o tom, mas com firmeza na voz,   as lideranças sindicais  reafirmaram a posição…

Leia mais

Itaparica, a grande batalha – parte 3

03.12. 1986 –  Terceiro dia de ocupação – Nenhum sinal de negociação. Dos políticos representantes do município, a oferta ( não aceita) de ambulância depois de, na surdina, tentarem dissuadir correligionários a não participarem “daquela loucura.”  Percebendo que a estratégia inicial não estava surtindo o efeito esperado,  depois de várias assembleias realizadas , os trabalhadores…

Leia mais

Itaparica, a grande batalha – Parte 2

02.12.1986 – Segundo  dia de ocupação – Barracas de lona haviam sido armadas no canteiro da grande obra que desde 1976 avançava, em descompasso com as providências relacionadas às questões sociais por ela provocadas. Cada município montou sua barraca. No interior de cada uma delas, reuniões, comunicados e muita conversa. Questões levantadas e discutidas coletivamente,…

Leia mais

Itaparica, a grande batalha – parte 1

Há 36 anos, no dia 01.12.1986, após dez anos de inúmeras reuniões, cansados de esperar a tomada de decisão sobre o destino que lhes caberia após o fechamento da barragem, homens e mulheres do campo deixam sua lida diária para forçar a CHESF a cumprir com seu dever, antes que água invadisse tudo e não…

Leia mais

Petrolândia 113 anos, parabéns sem memória?

Usininha – Pioneira do Estado Embora, excepcionalmente, também tenha iluminado as noites de novena do padroeiro de Petrolândia, numa época em que nenhuma cidade do Sertão Pernambucano tinha este privilégio, a usina , idealizada, em 1923, pelos engenheiros Francisco Brandão Cavalcanti e André Bezerra,  com a potência de 400 HP,  tinha como objetivo fornecer energia…

Leia mais

Os falsos amigos do proletariado

Do discurso proferido pelo Presidente Eurico Gaspar Dutra, em visita ao Núcleo Colonial de Petrolândia, em 14.06.1947, publicado no DIÁRIO DE NOTICIAS (RJ), de 22.06.47.

Leia mais

Velha Matriz de São Francisco de Assis de Petrolândia

O prédio A obra de construção da antiga Igreja Matriz de São Francisco de Assis teve sua pedra fundamental assentada,  em 1884,    como fruto da campanha missionária realizada pelos Frades Capuchinhos italianos na região, e contou  com o apoio dos representantes locais  da Estrada de Ferro,  inaugurada um ano antes. Segundo os documentos da igreja,…

Leia mais

A hecatombe de Jatobá: versão inédita

É com satisfação imensa que publicamos novo relato sobre a tragédia de Jatobá com base em manuscrito original do Sr. Conrado Alves de Carvalho, sobrinho-neto de um dos protagonistas da trama, cedido ao IGH por seu filho Djalma Felix. Uma versão do caso sob a ótica daqueles que, em defesa da honra, decidiram matar e…

Leia mais

Igreja semi submersa de Petrolândia

A presença dela em meio ao lago do reservatório sinaliza um lugar que foi destruído e que às pessoas que ali habitavam foi imposta a necessidade de refazer todo um modus vivendi.

Leia mais

Nota de Esclarecimento

“Não há mal que não traga um bem”. A exemplo do evento que deflagou o processo de tombamento da Igreja semi submersa, o ulitmo evento pode servir de marco para uma nova atitude de cuidado. Afinal, “quem sabe faz a hora, não espera ocontecer”.

Leia mais

Festa do Padroeiro

Procissão, tradição centenária O ano era 1884 quando em missão por várias comunidades da diocese os freis capuchinhos , apoiados pela direção da Estrada de Ferro, celebraram a colocação da pedra fundamental na construção da primeira igreja de Jatobá de Tacaratu .   Segundo os documentos da igreja, primeiro foram construídas a capela-mor, duas sacristias…

Leia mais

Ginásio Municipal de Petrolândia

Relatos sobre o Ginásio Municipal de Petrolândia extraídos do livro “De Jatobá a Petrolânida – Três nomes, uma cidade, um povo” de Gilberto de Menezes.

Leia mais

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.

Receba novas noíticias do IGHP na sua caixa de entrada.

Rio São Francisco

%d blogueiros gostam disto: